O diferencial do ambiente organizacional

AMBIENTE ORGANIZACIONAL. A IMPORTANCIA DO AMBIENTE NO DESEMPENHO DAS PESSOAS

O diferencial do ambiente organizacional
Um diferencial estratégico

Ambiente organizacional é o elemento mais importante e de maior influência no desempenho das pessoas e, por consequência, das equipes e projetos.

Um ambiente organizacional tem o poder de elevar potencialidades ou de destruir talentos, dependendo da forma como é percebido pelas pessoas que compõem aquele projeto.

A formação de uma vida e um perfil corporativo não está conectado apenas com salários e benefícios, que sim, são importantes, mas não resolvem, sozinhos, os anseios de quem encara uma vida profissional.

A maior parte do tempo em que estamos acordados, passamos no ambiente de trabalho e isto eleva o patamar de importância da qualidade deste lugar.

O ambiente organizacional é uma construção conjunta, traçada a partir de uma iniciativa da empresa, que molda espaços, cria mecanismos motivadores, aplica transparência em todas as pontas de relacionamento entre as pessoas, amplia o senso de justiça e reconhecimento ao desempenho individual e das equipes.

O ambiente organizacional precisa dar a sensação de orgulho às pessoas que dele fazem parte, a impressão de felicidade ao compor aquele cenário e a vontade real de retornar ali todos os dias, o que agrega a alegria à atividade e o talento flui em espaços assim.

Ambiente organizacional e sua influência no resultado das empresas

O resultado brota do ambiente organizacional
Uma questão de melhorar resultados

Ambiente organizacional não é apenas o espaço físico ou a localização onde o trabalho acontece, mas um conjunto de elementos ambientais sensíveis às pessoas que ali estão inseridas.

Os objetivos da empresa se dividem em setores e pessoas e a execução das tarefas, de uma forma simplista, visa objetivos que são comuns a todos.

Não se deve confundir AMBIENTE ORGANIZACIONAL com CULTURA ORGANIZACIONAL, pois são conceitos diferentes.

O ambiente organizacional lida com estrutura física, tecnologias, capacidades e potenciais produtivos, colaboradores, hábitos cotidianos e conhecimento.

A cultura organizacional está contida no ambiente organizacional e é um dos principais fatores de sua construção.

A cultura organizacional cuida dos costumes, políticas, normas, filosofia, valores e objetivos institucionais da empresa.

O que é o ambiente organizacional…

Podemos definir ambiente organizacional como a soma de todas as questões que estão envolvidas na estruturação da empresa, que interferem no desempenho global e individual.

Todo este conjunto recebe influências externas e internas.

  • Externas: o ambiente global onde a empresa atua, aos quais está submetida e ocorre fora dos limites físicos do empreendimento;
  • Internas: composto pelos elementos de dentro da empresa, como as pessoas, os gestores, a cultura organizacional, a tecnologia, equipamentos e instalações.

Ambiente organizacional e sua influência no resultado das empresas

Fatores que determinam a qualidade do ambiente
O que constrói um ambiente

São muitas as forças que atuam sobre um ambiente organizacional, mas de uma forma geral, os mais relevantes, estão ligados à liderança e poder, cultura, meio de mudanças e inovação e o ambiente externo.

Numa análise mais objetiva sobre eles, é possível entender o impacto que cada um provoca no equilíbrio do ambiente organizacional.

Liderança e poder…

Provavelmente a liderança é o elemento realizador do ambiente organizacional e por isto é o mais importante, pois cria e conduz o equilíbrio global.

A influência da liderança no ambiente organizacional é brutal, com potencial de construção impressionante, movimentando pessoas a realizarem metas ousadas e cada vez mais desafiadoras.

Ao mesmo tempo, uma liderança comprometida, patina, não sai do lugar, fica estagnada, assim como o projeto, que por falta de condução, de envolvimento total por parte das pessoas, não prospera e isto é rápida e facilmente percebido.

O poder, por sua vez, é fundamental para complementar o princípio de liderança, mas o ideal é que ele seja conhecido, mas não precise ser usado.

Basicamente, sabemos que o líder possui o poder de definição sobre quase tudo naquele projeto, incluindo seu poder de definir os destinos das pessoas, mas se isto precisa ser utilizado, normalmente é em resultado a alguma quebra de liderança, que quando bem executada, resolve conflitos e adversidades bem antes de ter que exercer o poder verticalizado.

Liderança envolve vitória e recompensa, conectado com a motivação.

Poder envolve autoridade e punição, conectado com castigo e obrigação.

A liderança é a balança que mede o nível de produtividade conquistada individualmente, por setor e na empresa como um todo.

Cultura da empresa…

A cultura está associada è filosofia da empresa e isto é parte importante do conjunto motivacional, pois é através da transparência dos objetivos e forma de pensar da corporação que as pessoas encontram sua sintonia no projeto de vida, ou não.

A cultura é percebida através da definição de aspectos como Missão, Visão, Política da Qualidade e Valores da empresa, num conjunto que, em administração se nomeia de BALANCED SCORECARD.

A cultura também engloba aspectos de comportamento, como a forma de se portar, de se vestir, de se comunicar, de interagir, de confraternizar, de trocar informações e de apoiar o surgimento das ideias.

O posicionamento institucional da empresa também é determinante da sua cultura.

A forma como ela se posiciona nos temas sociais, nas relações políticas, na interação com a comunidade e em sua linha de comunicação.

Tudo o que se pode perceber a partir do ponto de vista da empresa em relação ao mundo, interno e externo, constitui aquilo que determinamos como cultura da empresa.

Lidar com conflitos…

A percepção de justiça, fator importante na construção de um ambiente organizacional saudável, é muito visível através da forma como a corporação lida com os conflitos.

Conflitos são normais em qualquer esfera humana e não seria diferente na corporação.

A questão é entender como a empresa lida com estes aspectos inerentes às pessoas.

Decisões injustas abalam a credibilidade da empresa, tanto para dentro quanto para fora.

Decisões que envolvem justiça, magoam e marcam, mas costumam ser benéficas, pois transmitem segurança de que a empresa é justa em todas as suas análises e decisões.

Normalmente, o que se precisa determinar é uma escala com níveis diferentes de análise de conflitos.

Algumas situações são mais graves que outras e assim devem ser tratadas.

É importante também que esta hierarquia seja conhecida por todos, por questões de transparência, outro fator importante na construção de um senso positivo de justiça.

Conflitos não são de todo ruins, pois antes de tudo, são excelente fonte de aprendizado e reconstrução de anomalias não antes identificadas.

Aprender com os erros é a melhor das escolas, perdendo apenas para aprender com os erros dos outros.

Mudanças e inovações…

Este é um ponto nevrálgico em qualquer operação, pois envolve pessoas tendo que aplicar mudanças e inovações em seus ambientes de trabalho.

Todos sabemos que pessoas são naturalmente resistentes às mudanças, por sua condição genética de se aninhar à zona de conforto.

Mudar significa sair fora da zona de conforto e isto não é visto com bons olhos por quem passa pela transformação.

Um ponto positivo é que a informação avança com a tecnologia e cada vez mais pessoas entendem o conceito de inovação e de “pensar fora da caixa” ou sair da “zona de conforto”.

Ninguém quer ficar estacionado em suas conquistas, mas novas conquistas passam, necessariamente, pelo impulsionamento das inovações.

De uma maneira simplista, fazer as coisas da mesma maneira trará, por lógica, os mesmos resultados, o que significa que, para resultados diferentes, é preciso encontrar formas diferentes de fazer as mesmas coisas, daí vem a inovação.

Muitas vezes a resistência às mudanças vem de cima para baixo, nem são as pessoas que resistem, mas os diretores que se apegam à pretensa segurança e aos formatos antigos de fazer as coisas e teimam em prender suas equipes no passado, e nestes casos, os impactos negativos são muito maiores e devastadores.

É muito mais fácil modificar os conceitos de inovação na equipe interna do que na mentalidade institucional da empresa.

Ambiente externo…

Não há como ignorar o ambiente externo como parte da construção de um ambiente organizacional.

Os clientes vêm de lá, os fornecedores vêm de lá, as relações corporativas acontecem no meio externo, as realidades econômicas estão lá fora e é um grande conjunto operativo que parte de fora para dentro da corporação, que precisa ser mensurado e adaptado em seus impactos e gestão, modulando o funcionamento da empresa ao ambiente em que ela, por sua vez, está inserida.

O ambiente organizacional e suas variáveis de impacto

Variáveis e insumos do ambiente organizacional
Elementos ambientais

O ambiente organizacional é construído a partir de uma série de ações e políticas internas e externas, mas isto não é criado a esmo ou aleatoriamente.

A maior parte das definições de um ambiente organizacional já estão claras em determinados tópicos de relevância que podemos analisar…

1 – Pessoas:

Com que podemos contar, o quanto existe de capacitação nestas pessoas, o nível de motivação que se consegue estabelecer na equipe, o grau de comprometimento e interesse das pessoas no sucesso das empreitadas globais da corporação, são fatores determinantes para o sucesso da empresa, e isto parte do ambiente organizacional.

É por isto que o RH seja, provavelmente, o setor de maior importância dentro da corporação, mas não nos referimos ao RH como aquele velho DEPARTAMENTO PESSOAL que emitia guias, folhas de pagamento, controle de ponto, preenchimento de fichas de admissão ou demissão.

O RH evoluiu na velocidade em que as pessoas se tornaram mais sábias e complexas.

Hoje, o que se espera do RH é uma dinâmica futurista, com potencial de conexão com as pessoas, solução de problemas e apoio ao desenvolvimento pessoal.

Um RH robusto também possui, em tempo real, um espelho fiel do desempenho de cada indivíduo e das equipes, dando feedbacks construtivos de desempenho, para que, com transparência, todos entendam claramente o que representam para a operação e como a empresa reconhece isto.

2 – Tecnologia:

A tecnologia é outro elemento de imenso potencial transformador do ambiente organizacional.

As formas como a informação trafega entre pessoas, departamentos e empresas é assombrosamente veloz e ágil e a inteligência de softwares e soluções cada vez mais aprofundados vem trazendo as pessoas e as empresas para patamares cada vez mais elevados de evolução.

Pessoas precisam operar sistemas cada vez mais inteligentes, o que requer que as pessoas sejam cada vez mais inteligentes e intuitivas, ao mesmo tempo que pessoas mais inteligentes e intuitivas requerem programas e soluções cada vez mais potentes e inteligentes.

Isto cria um círculo virtuoso de desenvolvimento mútuo, entre pessoas e sistemas, que caminha rápido, cada vez mais para frente.

3 – Economia:

Nada acontece se não for viável e justificável economicamente.

O princípio de uma empresa é gerar lucro e não há nada de feio nisto, pois uma empresa que não gera lucro é um problema para a sociedade.

A economia flexibiliza ou aperta o desenvolvimento da empresa, que por sua vez, acelera ou segura o desenvolvimento dos setores e do ambiente organizacional.

Não dá para cometer o erro de afirmar que, quando a economia vai mal, o ambiente organizacional involui.

Isto não é necessariamente verdade, pois é exatamente nos momentos de maiores crises que a criatividade se faz necessária para manter o crescimento ou a simples existência do negócio.

Ideias incríveis e soluções inovadoras costumam surgir de ambientes organizacionais que prosperam sob pressão econômica, é meio como uma necessidade de sobrevivência.

Obviamente o cenário econômico mais favorável cria melhores condições para a construção e manutenção de ambientes organizacionais positivos, que proporcionem um viveiro de ideias evolucionárias positivas.

4 – Legislação:

O conjunto de leis que experimentamos no País é desafiador e, muitas vezes, opressor.

De cara, a empresa inicia suas atividades com um sócio que, independente dos resultados, já come, de saída, quase 40% do faturamento bruto do negócio, e incondicionalmente.

Este sócio se chama GOVERNO, que suga as empresas e pessoas a partir de um vampiro faminto chamado tributação.

Podemos passar décadas aqui falando sobre justiça tributária e melhor aplicação dos recursos públicos, mas estamos cansados de saber que não adiantará em nada.

A verdade é que as leis existem, em sua maioria, para favorecer a arrecadação por parte dos governos em todos os seus níveis.

Existe um outro conjunto de leis que define as relações trabalhistas, interpessoais, de ambiente de trabalho, dentre outras.

O conjunto de leis é um elemento importante na construção do ambiente organizacional, pois regula estas relações e controla as movimentações internas e externas de pessoas e da empresa.

5 – Social:

Os aspectos sociais são aqueles que encaixam as pessoas nos processos, considerando seus hábitos, costumes, comportamentos e preferências.

Na maioria dos países latinos, por exemplo, existe o hábito da “siesta”, onde as pessoas, praticamente todos, costumam dormir por uma ou duas horas após o horário do almoço e na maior parte dos países este horário é respeitado pelas empresas.

Você não encontra nenhum negócio aberto antes das 16h, e a explicação é simples: as pessoas estão dormindo.

Este é só um exemplo de como os aspectos sociais são determinantes para a construção de um ambiente organizacional.

Respeitar e adequar a realidade social das pessoas é determinante para a construção de ambientes organizacionais saudáveis e produtivos.

6 – Demográfica…

A realidade demográfica onde o empreendimento se insere tende a absorver e projetar os conceitos das pessoas e suas características e internalizar estas condições para o interior de seu ambiente organizacional.

Fatores como a cultura, as crenças, os hábitos, os potenciais socioeconômicos, características físicas da população, faixa etária predominante e uma série de outros fatores que formam o ambiente externo que, como dissemos, avança para o interior do negócio.

7 – Ecológicas…

As questões ambientais propriamente ditas, como o lugar em si, os cuidados que as pessoas têm com o ambiente físico, a sustentabilidade.

Tente imaginar a empresa num paraíso tropical como um resort paradisíaco e o impacto que trabalhar ali representa no estado de ânimo das pessoas.

Agora transfira este cenário para uma zona estrutural agressiva, marcada pela poluição, trânsito congestionado constante, barulho, estresse elevado, dificuldade de acesso e tente imaginar o estado de espírito das pessoas que ali trabalham.

Existe uma diferença gritante na construção de um ambiente organizacional positivo num e noutro lugar deste nosso exemplo.

Os esforços são muito maiores num que em outro e isto é reflexo exclusivo das condições ambientais, de sustentabilidade e ecologia do lugar.

Ambiente organizacional é feito para e por pessoas

Feito para pessoas
Pessoas são a chave

Ambiente organizacional é uma variável determinante para o sucesso de um empreendimento e é construído por pessoas, para as pessoas e têm o foco em tornar mais motivador e, por consequência, produtivo o empreendimento.

Em todas as análises que se faça, a observação que se tem é que tudo depende, fundamentalmente, do estado de ânimo das pessoas, do desempenho das pessoas, da motivação das pessoas, das pessoas.

Um empreendimento precisa visualizar a realização de seus objetivos a partir das pessoas e a elas direcionar suas estratégias de melhoria de desempenho.

Tudo o que tiver potencial de melhorar o desempenho das pessoas tem potencial para melhorar os resultados globais do empreendimento.

Não cansamos de repetir que sistemas são sistêmicos, processos são sistêmicos, equipamentos são sistêmicos, o único elemento do conjunto da empresa que não é sistêmico são as pessoas e é delas que nasce o resultado, são elas o ativo que pode realmente fazer a diferença.

Melhorar em 20% o desempenho das pessoas é melhorar em 20% o faturamento da empresa.

Investir na construção de um ambiente organizacional evoluído, motivador e agradável é estratégia e inteligência da empresa e assim deve ser percebido.

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